sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Photoshop: O básico do modo Lab

O Modo L*a*b e seus canais
O Modo L*a*b e seus canais

O modo Lab é o modo com que o Photoshop vê as cores internamente, e o modo que serve de base para todas as conversões de cores feitas no aplicativo.
O Lab tem as seguintes características:
• É independente de dispositivo.
• O canal L (luminosidade) guarda todo o alcance tonal da imagem, sua estrutura PB, e os canais “a” e “b” tem a informação das cores.
• Canal a: verde – magenta.
• Canal b: azul – amarelo.
• O ciano e o vermelho estão contidos na interação entre os dois canais anteriores.

Neste pequeno tutorial vamos ver algumas das dicas onde o Lab leva vantagens em relação ao RGB; tirar ruído (color noise) das imagens, aplicar um filtro de nitidez que não provoca franjas coloridas, ganhar saturação sem perder detalhes e, finalmente, mudar a cor de um objeto em menos de dez segundos e sem fazer seleção alguma!

1-) Ganhando saturação em modo Lab

Foto original, sem saturação nas cores e “flat”

A imagem acima foi feita no deserto de Nevada, em um parque chamado Red Rock; a impressão que tive no local foi de cores muito mais vibrantes que o que a câmera capturou.
Vamos corrigir isso em Lab!

Curvas no modo Lab

Primeiro, abrimos a imagem e a convertemos para Lab (image>mode>lab).
Em seguida, abra a sua janela de Curvas (control+M no PC, Command+M no Mac) para ajustar a saturação (vibrance) das cores.
Leve os pontos extremos do canal “a” um quadradinho para dentro do gráfico, e faça o mesmo com o canal “b”.

ATENÇÃO: Ande exatamente a mesma quantidade de quadradinhos nas extremidades se quiser manter a neutralidade das cores!
Neste caso eu queria esquentar a foto, logo andei um pouco menos no canal “b”, deixando a foto menos azul.
A imagem imediatamente ganha cores mais vibrantes.

Nitidez no canal “L”

Aproveitando que estamos mexendo nas curvas dos canais, faço uma curva em “S” no canal “L” para aumentar um pouco o contraste da imagem. Em seguida vou aplicar um filtro de nitidez (unsharp mask) só no canal “L”, evitando franjas coloridas.
Os valores inseridos aqui vão depender da resolução de sua imagem.

Imagem final, depois dos ajustes em Lab

Acima a imagem final, contrastada e saturada, bem mais parecida com o que meus olhos viram!
Em seguida, vamos usar outra imagem e avançar um pouco mais nesta técnica.

2-) Invertendo as cores em modo Lab

Neste segundo exemplo, além de passar pelas etapas anteriores, vamos mudar a cor do objeto (a moto) com uma simples inversão de curvas em Lab.
Vamos começar como o exemplo anterior: ganhando saturação preservando os detalhes, e aproveitando para diminuir o ruído colorido nas áreas de baixa-luz.
Converta a imagem original para o modo Lab, como no exemplo anterior.

Altere contraste do "a" e "b"

Altere a saturação das cores no canal “a”, usando as curvas (Control+M no PC ou Command+M no Mac).
Faça o mesmo no canal “b”.

Curva em "S" no canal "L"

Altere o contraste no canal “L”.
Uma curva em “S” vai mudar o contraste dos meios-tons sem fechar os pretos nas baixas-luzes e nem estourar os brancos nas altas-luzes. Fazendo isso só no canal “L as cores não mudam, só o contraste

Aplique um filtro blur gaussiano no canal “a”, para que o ruído cromático desa- pareça. Faça o mesmo no canal “b”. Trabalhando apenas nos canais de cores, a nitidez da imagem (que está contida basicamente no canal “L”) não se altera.

Aproveite que já acabou com os canais de cor, e aplique um filtro de nitidez no canal “L”.
Aqui estou usando o unsharp mask, mas os valores inseridos podem variar dependendo da resolução da imagem.

Agora que a imagem está quase pronta, a mágica da troca das cores:
Primeiro, duplique a sua layer (Control+J no PC ou Command+J no Mac) e renomeie esta nova layer como “Moto-Verde”.
Com esta layer selecionada, vamos então abrir novamente a janela de curvas.
Como queremos mudar a cor vermelha, e utilizar a sua cor oposta, temos que inverter a curva do canal “a”, que trata dos magentas e dos verdes.
Queremos que tudo o que seja ver- melho se transforme em verde. É só pegar as pontas da curva e inverter, a que está embaixo vai para cima e vice-versa.

Inversão do canal "a"

Veja na imagem acima que a simples inversão das extremidades da curva no canal “a” já provoca a transformação das cores! O que era vermelho (alta carga de magenta) passa a ser verde.
O azul e o amarelo são preservados, já que não mexemos no canal “b”.

Para finalizar, usamos uma máscara de camada (layer mask) para voltar o vermelho em áreas em que ele é necessário, como no nome do piloto. Pintando na máscara com pincel preto, escondemos a layer de cima e mostramos a layer de baixo, voltando à cor original nestas áreas. Lembre-se: na máscara, branco mostra, preto esconde!
Veja abaixo as três fases da mudança da moto.

Moto vermelha, antes dos ajustes.

Após os ajustes de contraste e saturação.

Moto verde, depois da mudança de cores em Lab.

FONTE:www.clicio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário