sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fazendo um Copião com Adobe Lightroom

Para começar, selecione todas as imagens que gostaria que estivessem no copião e vá para o campo Imprimir que está na parte superior direita da tela do LR.

Em Opções de Layout clique na primeira: Imagem única/Folha de Contato. Automaticamente, nosso querido LR abrirá algum dos modelos predefinidos que constam do lado esquerdo da tela, como se fossem os presets de impressão.

Ali você vai encontrar diversas formas de disposição das suas imagens, e uma pré visualização de todas elas aparecerá na tela.

Assim, você pode navegar por todos os presets de impressão e ver qual melhor atende às suas necessidades. O modelo que mais gostei, em se tratando de copião foi a opção: Página de Amostra de paisagem 5×9. Clicando nessa opção o nosso trabalho de personalização facilita.

Entretanto, algo que você não deve deixar de lado é a configuração da página. Para imprimir para o seu cliente, provavelmente irá utilizar papel fotográfico com dimensões diferentes dos tradicionais A4, A3 e etc… Portanto você deve definir exatamente as dimensões do seu papel em Configuração da Página logo abaixo dos presets.

Com essa janela aberta, vá em Tamanho do Papel>Gerenciar Tamanhos personalizados. Assim aparecerá um segunda janela onde você poderá criar e nomear um tamanho para usar sempre. Para isso, clique no sinal de + para criar e nomear o seu tamanho personalizado. No meu caso, como uso papel 20×30 (que na verdade, na minha gráfica significa 20,3×30,5), coloco essas dimensões no campo: Largura e Altura e ainda posso definir as margens da página, dentro das quais será permitida a diagramação. Clique em Ok e o seu novo tamanho personalizado estará lá sempre disponível para usar.

Ao definir um novo tamanho, o LR já vai automaticamente rearranjar suas imagens nas novas dimensões.

Agora você pode partir para a personalização do seu copião. Em Configurações de Imagens, temos a opção de dar Zoom para preencher (o que não considero interessante para esse tipo de material, já que o zoom implica em corte, e em um copião se deseja mostrar a imagem inteira), Girar para ajustar, Repetir uma foto por página e por borda na imagem. Para o Copião eu mantenho clicado apenas a opção Girar para ajustar para que caibam o máximo de imagens no maior tamanho possível na sua página.

Já um pouco abaixo, em Layout você pode definir quais serão suas margens e ver o efeito das suas mudanças no mesmo momento na tela central do LR. Nesse momento o interessante é deixar uma boa margem superior, para posteriormente, como o próprio LR, possamos inserir um cabeçalho com a logo de fotógrafo.

Além disso, você pode diminuir ou aumentar o número de linhas e colunas de imagens. No meu caso sempre mantenho em 6 linhas e 4 colunas, pois considero que mais do que isso pode-se comprometer a visualização das imagens para a escolha.

Logo a baixo podemos definir o espaçamento entre as células, bem como o seu tamanho. Ao final dessas configurações o seu copião estará mais ou menos assim.

Continuando a configuração, logo a baixo você pode desativar guias para melhor visualização do produto final. E em seguida inserir uma identidade visual ao seu material. Selecionando esse opção o LR automaticamente criará uma identidade padrão para você, que pode ser redimensionada e movida pela tela até o local que reservamos para ela. Mas você pode incluir a sua própria imagem, clicando na flechinha logo a baixo do texto estilizado criado pelo LR. Em seguida clique em Editar e selecione a opção Usar Identidade Visual Gráfica. Selecione a sua Logo ou Cabeçalho no seu computador e pronto.

Agora, os últimos passos são numerar as páginas, bastando clicar em Números de Páginas, manter selecionado Informações da Foto, para que seu cliente saiba identificar a foto para você, alterar se quiser o tamanho da fonte e partir para e impressão.

E como nem todos tem uma boa impressora em casa, na sessão Trabalho de Impressão, em “Imprimir Em”: troque Impressora, para arquivo JPEG. Selecione a resolução do arquivo em 300ppi e finalmente clique em IMPR. Em Arq…

Selecione uma Pasta, clique em ok, e daqui alguns minutos lá estarão seus belos copiões, prontos pra por no Pen Drive e levar para a sua gráfica de confiança.

E o Lightrrom, querendo te poupar ainda mais, possibilita que você grave todos esse parâmetros que definimos aqui como se fossem novos presets de impressão. Para isso, da mesma forma que você salvaria um preset no campo de revelação, você vai em Navegador de Modelos, clica no sinalzinho de + e salva o seu modelo com o nome que escolher. É bom ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário